Em uma época de crise como essa, é importante que o cidadão brasileiro esteja ciente de todos os programas sociais, benefícios, direitos e deveres.
Isso porque muitas pessoas não sabem quais são os pré-requisitos para participar de um programa social ou receber um benefício, e por isso deixam de receber a ajuda do governo, que é o objetivo desses programas sociais.
Neste texto, você irá ler sobre os principais programas do governo e o que é CadÚnico.
Então continue lendo a matéria!
Quais são os principais programas do governo?
Separamos nesta matéria os 4 principais programas do governo, confira abaixo!
Programa Bolsa Família
O Bolsa Família com certeza é o programa mais conhecido e solicitado no Brasil.
Nele, a família recebe um auxílio para cada criança e adolescente entre 0 a 15 anos que estejam na escola.
O programa Bolsa família, assim como os outros programas sociais, visa atender famílias de baixa renda em estado de pobreza e pobreza extrema.
Para fazer sua inscrição, primeiro é necessário se cadastrar no CadÚnico, pois só assim será possível se inscrever nos programas soci
Bolsa Gestante
O Bolsa Gestante não é exatamente um programa do governo, mas está incluso dentro de um.
Isso quer dizer que o Bolsa Gestante faz parte do Bolsa Família.
Pode receber esse benefício gestantes e nutrizes que estejam com o cadastro ativo no Bolsa Família, além disso, a família deve se enquadrar no quadro de baixa renda, ou seja, possuir uma renda de R$ 85,01 e R$ 170,00 mensais por pessoa.
O Bolsa gestante possui duas variáveis, a primeira delas beneficia as mulheres em gestação, são liberadas 9 parcelas do benefício que pode ser solicitado até o nono mês de gravidez.
A segunda forma do Bolsa gestante é destinado às mulheres em fase de amamentação, sendo liberadas para ela 6 parcelas do benefício.
Tarifa Social
O Tarifa Social concede ao beneficiário descontos no valor de água e luz, contanto que siga alguns requisitos como o consumo inferior a 220 kWh.
Para solicitar a Tarifa Social também é necessário que seja feito o cadastro único.
Programa Minha casa minha vida
O Minha Casa Minha Vida, é um programa do governo que visa trazer condições melhores e mais favoráveis para que famílias de baixa renda possam comprar sua casa própria.
A habitação escolhida pode ser na área rural ou urbana, para poder participar do programa, é necessário se adequar a algumas condições:
- Não possuir casa própria, ou financiamento de imóvel em seu nome;
- Não ter sido beneficiado por nenhum outro programa de habitação social do governo;
- Pessoas autônomas devem apresentar o carnê do INSS atualizado.
- A família deve possuir uma renda de até três salários mínimos;
- Apresentar comprovante de renda, sendo a carteira de trabalho ou contracheque atualizado.;
CadÚnico
Você pode ter reparado que citamos algumas vezes que é necessário o cadastro único para poder se inscrever no programa social.
Sendo assim, todo programa do governo, necessita do cadastro único pois ele é um conjunto de dados e informações coletadas sobre as famílias brasileiras em estado de pobreza e extrema pobreza
Esses dados são operados pela Caixa Econômica Federal com a intenção de melhorar a condição destas famílias.
O CadÚnico é utilizado pelo Governo Federal, Estadual e Municipal para criação de políticas voltadas para famílias de baixa renda.