Entenda o que é identidade DF e quais as aplicações para a identidade DF, antes disso vamos entender o que é e qual a função do RG.
O RG (Registro Geral) é uma carteira de identificação válida em todo território nacional, emitido pela Secretaria de Segurança Pública nele constam dados pessoais, como foto, nome, data de nascimento e filiação.
Ele também pode ser usado como substituto do passaporte para entrar e sair de países que fazem fronteira com o Brasil e estão no mesmo bloco econômico Mercosul.
O que é identidade DF
Com o aumento da informatização os documentos também sofreram alterações, com o RG não foi diferente, hoje já é possível ter a sua carteira de identidade integrada ao seu celular.
A polícia Civil do Distrito Federal desenvolveu um aplicativo chamado E-identidade, onde é possível digitalizar o código no verso do documento.
Ter uma cópia eletrônica da carteira de identidade no seu celular com todas as suas informações, a identidade DF. O aplicativo lançado em julho de 2018 está disponível para todo território nacional.
Onde é obrigatório o documento impresso
A polícia Civil garante que o documento eletrônico pode ser aceito em qualquer lugar, porém ainda há resistência de órgãos públicos como fóruns, tribunais de justiça, junta militar entre outros. Isso porque os servidores públicos têm receios de falsificações.
Sendo assim, o indicado é que o cidadão sempre que for a uma instituição pública deve levar o documento original impresso.
É seguro?
Sim a polícia Civil garante que o documento é a prova de falsificações, uma vez que para efetuar o cadastramento o cidadão deve ter em mãos sua identidade original que contém um código gráfico (código QR) criptografado.
Número de telefone valido para envio de código de segurança, e ao final do cadastramento o usuário de fornecer uma senha de acesso.
Em caso de perda do aparelho ou roubo o usuário pode solicitar o bloqueio do celular e do aplicativo assim que efetuar o boletim de ocorrência.
Como cadastrar o e-identidade
Para fazer a identidade eletrônica é preciso acessar a sua loja de aplicativo e buscar por E-identidade, ao baixar o aplicativo, realize cadastro preenchendo nome, número de telefone (para envio de código de segurança), e e-mail.
Também é preciso digitalizar o código QR que está localizado no verso (dentro) do RG, depois disso insira uma senha de acesso que pode ser uma combinação numérica, ou a sua biometria dependendo do aparelho que você possui.
Onde o e-identidade é aceito
Em geral a identidade eletrônica pode ser aceita em locais menos formais, como eventos, festivais e algumas repartições. Existem ainda empresas de viagem aéreas e rodoviárias que já aceitam o documento como única forma de identificação, porém não é todas.
Documentos eletrônicos são alvos de muita desconfiança, porque mesmo sendo virtual ainda existe a hipótese de falsificação, mas fazer isso se torna cada vez mais difícil por conta das várias as barreiras de segurança três no caso.