Apesar de pouco comentada, a impotência sexual é um problema bastante comum de acometer a população masculina, se caracterizando pela impossibilidade ou dificuldade de se ter uma ereção satisfatória o para a relação sexual.
Saiba que o nome “impotência” é um nome genérico para a disfunção erétil, que é na verdade, algo bem mais sério, sendo por isso que existem diferentes tipos de impotência, como a funcional que você verá mais abaixo:
A impotência funcional
A impotência funcional é o resultado da dificuldade de se ter ou manter uma ereção satisfatória devido a problemas circulatório ou no sistema nervoso.
Outro motivo para o aparecimento desse problema é a senilidade, ou seja, a terceira idade, e outras causas incluem:
- Estresse
- Ansiedade
- Consumo indiscriminado de álcool
- Uso de medicamentos
- Tabagismo
Na maioria dos casos, são os remédios para tratar a pressão arterial elevada que comprometem o processo de boa circulação sanguínea do pênis.
Problemas circulatórios e neurológicos
O fluxo sanguíneo é fundamental para a ereção, já que o pênis só fica ereto graças a uma boa concentração de sangue nos corpos cavernosos que existem no interior do membro.
Assim, nos casos normais, o fluxo sanguíneo para o órgão sexual masculino acontece de forma natural mediante algum estímulo erótico.
Mas, se há algum empecilhos que impeça ou dificulte a chegada do sangue aos corpos cavernosos, a ereção não ocorre, talvez por que a quantidade de sangue que chegou não é o suficiente para promover uma ereção satisfatória.
Nesses casos, a ereção deixa de ser algo natural, e o homem passa a depender de muito esforço para consegui-la.
Também, muitos Homens com diabetes têm uma tendência a sofrer da impotência funcional, já que a doença provoca danos nos vasos sanguíneos e nos nervos, dificultando a circulação e também diminuindo a sensibilidade do pênis.
Com a circulação sanguínea e sistema nervoso prejudicado, o homem passa a sofrer da impotência funcional, problema que requer tratamento e acompanhamento médico.
Esse entupimento dos vasos sanguíneos é chamado de aterosclerose, sendo uma gordura que se acumula nas paredes dos vasos. Com os nervos insensibilizados e prejudicados, o homem também passa a não conseguir ter a reação espontânea de ereção.
Drogas e o tabagismo
O uso de drogas costumam causar danos aos neurotransmissores do cérebro, e a nicotina e o álcool consumidos em abundância provocam disfunções vasculares que afetam de modo direto a ereção.
Assim como a nicotina pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos, e costuma acelerar ainda mais a saída do sangue dos corpos cavernosos do pênis, reduzindo o tempo de duração de uma ereção, favorecendo a impotência.
A senilidade
A senilidade em si não chega a ser um fator que caracteriza sempre a impotência, já que o problema acontece devido ao idoso sofrer as consequências do passado, como fumar, e também por essa ser a fase da vida que mais sofremos de problemas como diabetes e hipertensão.
Também, um homem idoso é menos ativo quando comparado a um homem jovem, e há uma queda da produção de testosterona, hormônio masculino, e essa falta faz com haja uma queda na libido e que aconteçam problemas com a ereção.
O tratamento da impotência funcional
Para tratar da impotência funcional o médico irá avaliar o caso e recomendara, assim, o melhor tratamento, que pode ser pelo uso de medicação oral, com remédios como:
- Sildenafila
- Vardenafila
- Tadalafila
Contudo, existem muitos casos em que o paciente não pode fazer uso de medicamentos. Nessas situações, existem produto naturais a exemplo do xtrasize original.
Essas cápsulas atuam como estimulantes no organismo do homem e podem ser benéficas para ajudar a melhorar o desempenho sexual, assim como é possível verificar neste relato abaixo explicando se xtrasize funciona mesmo.
Também, é sempre recomendado o abandono de vícios, e começar a prática de exercícios físicos e manter uma dieta mais saudável.