O significado de CPF é Cadastro de Pessoa Física, ele é um documento emitido pela Receita Federal Brasileira e tem como objetivo identificar cada cidadão nas situações fiscais e tributárias.
O CPF possui 11 dígitos que são inalteráveis com exceção de uma decisão judicial e é um documento indispensável para todos os cidadãos Brasileiros, mesmo para aqueles que moram no exterior.
Para que serve o CPF?
A principal função do CPF é identificar os contribuintes do imposto de renda para a Receita Federal Brasileira, além disso, o documento é indispensável para participar de concursos públicos, matrícula em universidade, conta bancária ou cartão de crédito.
Como solicitar seu CPF?
Atualmente, o CPF já pode ser solicitado junto a certidão de nascimento, ainda assim, o indicado é que ele seja solicitado a partir dos 12 anos, quando torna-se obrigatório apresentar o CPF dos filhos no imposto de renda.
A solicitação do documento pode ser feita pelo site da Receita Federal Brasileira ou uma agência conveniada, sendo elas do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios.
Nas agências conveniadas é necessário pagar uma taxa de R$ 7,00. Já no site da Receita Federal Brasileira o serviço é gratuito, mas é necessário possuir menos de 25 anos e estar em dia com o título eleitoral.
Como tirar segunda via do CPF?
Uma dúvida que todo mundo tem é sobre tirar segunda via do cpf. O CPF é com certeza o documento mais fácil de solicitar caso seja necessário uma segunda via.
Diferente de outros documentos onde o solicitante precisa pegar senha, esperar em fila e pagar taxa, o CPF se mostra extremamente eficiente.
Há anos o CPF deixou de ser entregue em forma de cartão, atualmente, é possível imprimi-lo e plastifica-lo, ou solicitar que o número seja incluído no documento RG.
Para tirar a segunda via do CPF, basta acessar o site da Receita Federal Brasileira, e preencher os dados solicitados, após isso, basta apenas imprimir novamente o documento.
O que significa CPF negativado?
A negativação do CPF ocorre principalmente devido a dívidas em aberto, como: água, luz, cartão de crédito, empréstimo bancário, telefone, carnês e boletos.
Qualquer dívida formalizada por um contrato pode levar a negativação do CPF, já que os credores podem protestar a dívida nos órgãos de cobrança.
A negativação do CPF pode acarretar a muitos problemas para o consumidor. A principal delas, é não possuir mais crédito, sendo impossível solicitar um cartão de crédito, utilizar o crédito bancário ou um financiamento.
A depender do valor da dívida, o credor pode solicitar a penhora de bens para que a dívida seja paga.
Em alguns casos, é possível também que um concorrente a uma vaga não passe pela etapa final de seleção, visto que algumas empresas verificam a situação do CPF antes de efetuar a contratação.
CPF Negativado, O que fazer?
Para solucionar esse problema do CPF negativado, basta efetuar o pagamento da dívida regularizado.
Após cinco anos de dívida, o nome do consumidor também é regularizado, mas isso não significa que o débito foi perdoada, o credor pode e provavelmente continuará cobrando até que seja feito um acordo e o débito liquidado.