Quem nunca ficou com problemas por esquecer a CNH certamente conhece alguém que já passou por esse tipo de situação.
Em pleno século XXI, a praticidade tornou-se palavra de ordem, juntando isso a incrível evolução tecnológica constante em que vivemos, o resultado se apresenta de forma simples e traz muita praticidade ao nosso dia a dia.
O que é CNH digital ou CNH-e?
A Serpro, empresa de tecnologia da informação da Receita Federal Brasileira, para o departamento nacional de trânsito (DETRAN), criou um aplicativo chamado CNH digital que veio para trazer praticidade para seus usuários.
Os dados nesse aplicativo possuem o mesmo valor jurídico do documento de papel, e não é necessário possuir internet no smartphone para utilizá-lo.
O aplicativo pode ser encontrado na Play Store e Apple Store, estando disponíveis para smartphones que utilizam o sistema operacional Android ou IOS.
Quais as vantagens da CNH-e?
A principal vantagem é a praticidade. Como o aplicativo armazena os dados do usuário em QR code, não é necessário apresentar o documento impresso já que policiais e agentes de trânsito podem acessar os dados através de smartphones ou tablets.
Vale lembrar que pela lei, a CNH é de porte obrigatório na hora de dirigir.
Utilizar o aplicativo e não carregar mais o documento físico, irá necessitar que o smartphone esteja sempre ligado, pois estar com o smartphone desligado na hora que for solicitado o documento acarretará em multa como se o motorista não estivesse portando o documento.
Assim como em outros estados Brasileiros, a CNH digital em SP não apresenta custos ao motorista.
O aplicativo é seguro?
Muitas pessoas se preocupam com a segurança do aplicativo, afinal, roubo de dados tornou-se muito frequente na era tecnológica em que vivemos.
Mas o motorista não precisa se preocupar, a CNH-e possui uma blindagem antifraude.
A mesma CNH só pode ser vinculada a um único smartphone por vez. Além disso, para ter acesso ao QR code é necessário apresentar uma senha de 4 dígitos.
Por fim, caso o smartphone seja perdido ou roubado, é possível solicitar o bloqueio do aplicativo.
Como aderir a CNH digital?
Para quem se interessou pelo documento digital e possui a CNH impressa renovada ou tirada a partir de 2017, o cadastro é muito simples.
- Baixe o aplicativo CDT – carteira digital de trânsito;
- Cadastre-se no portal de serviços do DENATRAN;
- Valide os dados presencialmente no DETRAN em que o documento físico foi emitido;
- Solicite o código de ativação da CNH digital (Este código será enviado para o email cadastrado);
- Acesso o aplicativo e registre o código de ativação;
- Crie uma senha de 4 dígitos.
Condutores que não possuem a CNH com o QR code deverá abrir um processo normal de renovação, segunda via ou alteração de dados, para registrar o e-mail e telefone.
Em seguida, efetuar o cadastro presencial no DENATRAN e seguir os passos acima.
É possível utilizar o documento físico e a CNH-e?
Sim, um documento não anula o outro, apenas fique atento a validade da CNH, pois a CNH-e possui a mesma validade do documento impresso.