Olá, meu nome é Estêvão e eu vim aqui para te trazer dicas de marketing digital. E hoje eu queria falar a respeito de social TV, porque as redes sociais são o futuro de social TV. Na verdade o presente.
Talvez você não se lembre, mas 20 anos, 17 anos atrás, quando a gente falava de social TV, o comentário era assim você ia estar ali assistindo uma programação, uma novela e de repente ia ver uma pessoa com um vestido ou um objeto que você gostaria de ter e você poderia pausar, clicar e comprar na hora.
Não aconteceu, isso tem duas décadas já. E ainda nada. Só que… Snapchat e Twitter estão com planos bem ambiciosos para ampliar o impacto de TV. Inclusive a ideia do Twitter é ter programação 24 horas por dia, só que com o foco mais no conteúdo ao vivo.
O futuro da TV e das Redes Sociais
Vão ter algumas produções originais, mas eles já fizeram parcerias com um monte de parceiros de mídia.
E o Snapchat, ele vem com uma linha muito agressiva para complementar a experiência da TV. Então várias empresas de mídia, inclusive estão fazendo fila para ter um espaço no Snapchat, justamente por conta da demografia única que eles conseguem acessar, né?
Então algumas empresas tipo a NBC, A&E, Discovery, estão em conversas com a Fox, com a Food Network, várias empresas que já tem ali planos com o Snapchat para desenvolver um produto específico, uma minissérie, um mini conteúdo na verdade de…
Não sei nem se dá para chamar isso micro conteúdo, mas um conteúdo entre três e cinco minutos, que serão shows que vão ampliar a experiência da TV.
Então imagina que você tem.. ali, está assistindo uma série e você tem um conteúdo adicional que você só pode assistir no Snapchat.
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Aquela parte de mídia do Snapchat, ela funciona muito bem. Os parceiros de mídia do Snapchat estão muito satisfeitos com a demografia que eles estão conseguindo atingir.
E a realidade é que nós vamos, cada vez mais para o celular para consumir conteúdo ao vivo.
E conforme a gente tem setup box distribuídas em todo lugar, isso se transforma em aplicativos e a
gente vai acessar a TV também como se fosse, sei lá… uma NET, uma SKY dentro dessas redes sociais. E é bem interessante isso.
O Snapchat tem uma abordagem um pouco mais parecida com o YouTube nesse caso, porque o conteúdo gravado que é o forte deles. Enquanto o Twitter vai para uma abordagem mais de ao vivo, que é algo que o Twitter faz melhor do que ninguém.
Então talvez as pessoas tenham entendido errado toda a questão de rede social. E olhando simplesmente para questão de número de usuários mandando tweets ou mandando snaps.
Essas empresas são empresas de mídia hoje sim, e elas tem um potencial gigantesco e elas podem renovar as esperanças para emissoras de TV mais tradicionais que tem um conteúdo interessante, mas querem dar uma renovada ali, trazendo um público mais jovem para eles. Isso está acontecendo agora.
Veja bem, o Facebook não vai ficar de fora disso. A gente sabe Facebook TV deve chegar em breve com produções originais também. Só que… vamos considerar assim:
O Facebook seria a Rede Globo e o Twitter e o Snapchat seriam canais mais de tv a cabo, mais voltados para nicho ou com conteúdo que as emissoras tenham…talvez uma moeda de troca um pouco mais interessante para trocar e não precisam se render a todo o poder do Facebook e aquela coisa toda.
Então, o futuro da TV parece muito brilhante. Quem apostou na morte da TV com certeza se deu muito mal, porque a gente vê cada vez mais a TV sendo um veículo extremamente importante, a gente vê essa ampliação e essa migração até.
E eu vou te falar uma coisa, o futuro da TV está nas redes sociais. Tá dado o recado?