A Nota Fiscal Paulista é um projeto criado para ajudar a fiscalizar empresas e comércios que praticam o ato de sonegação fiscal. O método é incentivar pessoas a exigirem suas notas fiscais e com o ato de incluir o CPF na nota, automaticamente a mesma entra no sistema, impedindo a evasão fiscal.
Com esta possibilidade, a receita federal consegue controlar melhor quem está realmente devendo e tentando fugir. Só que o consumidor não passa em branco, ele também recebe uma “bonificação” por ajudar a fiscalizar os comércios.
Quem insere seu CPF nas notas fiscais acaba ganhando algumas vantagens interessantes. A Nota Fiscal Paulista é capaz de abater o valor do IPTU, abater o IPVA e até mesmo ser depositado em conta corrente do titular do CPF.
O que muitos ficam em dúvida é em relação ao a diferença entre a Nota Fiscal Paulista e a Nota Fiscal Paulistana.
O que é a Nota Fiscal Paulista?
A Nota Fiscal Paulista, como dito anteriormente, é um meio de a receita federal, em conjunto com o governo do estado, fiscalizar empresas, comércios e produtos. E ao mesmo tempo, o governo recolhe tributos e repassa uma porcentagem para o consumidor.
A Nota Fiscal Paulista é válida para produtos que se enquadrem na categoria consumo, ou seja, não entra nenhum tipo de serviço prestado.
Cadastrando o CPF toda vez que fizer alguma compra, o recibo fiscal será incluso automaticamente no site oficial da Nota Fiscal Paulista. Lá você verá tudo o que já comprou e colocou CPF em nota.
Tudo será processado, inclusive o ICMS pago e outros impostos, e no final, será devolvido uma porcentagem em forma de créditos da Nota Fiscal Paulista, de acordo com os seus gastos no produto.
Depois de juntar um valor mínimo de R$ 50,00 reais, você poderá utilizar o valor depositando em conta corrente.
O que é a Nota Fiscal Paulistana
A Nota Fiscal Paulistana é um serviço municipal da prefeitura de São Paulo, com os mesmos objetivos da Nota Fiscal Paulista, porém, aqui ela é válida sobre serviços prestados.
Exemplificando, se você contratar um encanador, ele irá emitir nota, colocar seu CPF e isso irá contar como crédito, diferentemente da Nota Fiscal Paulista que é sobre produtos.
Uma informação recente é que agora a Nota Fiscal Paulistana não se chama mais assim, ela agora é conhecida como nota do milhão.
Além de você conseguir abater o valor do IPTU, o sistema deixa você depositar o dinheiro em conta corrente e conta poupança. O valor mínimo aqui é de R$ 25,00 reais.
Com a Nota Fiscal Paulistana você também poderá ganhar prêmios de 1 milhão todos os meses. Quanto mais você colocar seu CPF, mais chances de ganhar. Cada cupom fiscal vale um número de sorteio. Os números de sorteio estão limitados ao total de 100 cupons fiscais por CPF.
Dica final
Nunca deixe de exigir que seu CPF seja colocado nas notas ficais. É uma forma de receber de volta seus gastos com impostos, mesmo que sejam ínfimos. Também é uma forma de controlar seus gastos e ajudar na hora de fiscalizar empresas.