Você até tenta, mas quando chega no fim do mês conclui, mais uma vez, que não sabe como economizar dinheiro?
Uma dica para começar o ano bem é incluir a frase “vou começar a guardar dinheiro” naquela lista de promessas para 2016.
Sabemos que essa é uma tarefa difícil, mas a boa notícia é que ela pode se tornar um pouco mais fácil com essa lista supercompleta com dicas detalhadas que preparamos especialmente para te ajudar a gastar menos.
1. Registre todas as suas despesas:
Como você pretende controlar suas finanças se você não sabe exatamente o quanto gasta por mês? Este é o primeiro passo para quem quer começar a fazer seu controle financeiro. Para ajudar nesta tarefa, você tem duas opções:
1. Guardar todas as notinhas do cartão e anotar cada uma das suas despesas em uma planilha de gastos; ou
2. Escolher uma ferramenta de controle financeiro. Existem vários aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa.
2. Corte os luxos
Embora deem prazer, certos luxos são dispensáveis (por um tempo, né?) e podem render uma economia de R$ 50 a R$ 100 mensais.
3. Quite as dívidas
Peça um empréstimo no banco para cobrir o cheque especial e o cartão de crédito. Juros de empréstimos são menores.
4. Pague suas contas no mesmo dia:
Mude a data de vencimento de todas as suas contas fixas para logo após o dia em que cai o seu salário. Assim fica bem mais fácil se organizar. O dinheiro entra, você já paga tudo o que deve e fica na conta apenas com o dinheiro necessário para passar o mês.
5. Reduza gastos necessários
Economizando um pouco aqui e um pouco ali, sua conta no fim do mês vem bem mais baixa. Confira as dicas:
. Tome banhos mais curtos.
. Retire os aparelhos da tomada após o uso.
. Desligue a televisão quando trocar de cômodo.
. Evite abrir a geladeira sem necessidade.
. Leve comida de casa para o trabalho.
. Pesquise os preços no supermercado.
. Compre produtos frescos e da estação (mais baratos!).
. Não fique pendurada no telefone.
. Experimente diversões gratuitas, como passear no parque ou emprestar livros da biblioteca pública.
6. Busque outras fontes de renda:
Para que ficar dependendo apenas do seu salário, quando você pode distribuir os ovos em várias caixinhas? Já pensou em pegar um trabalho freelancer para fazer à noite ou nos fins de semana? Ou então, que tal transformar um hobby (costurar, pintar, cozinhar) em uma nova fonte de renda?
7. Dê férias ao cartão de crédito:
O grande problema do cartão de crédito é nos dar a falsa impressão de que temos uma renda maior do que na realidade. Dessa forma, uma boa estratégia para quem está aprendendo como economizar dinheiro é tirar o cartão de crédito da carteira por alguns meses e pagar tudo à visa.
9. Não ignore os pequenos gastos:
Um cafezinho depois do almoço e o lanchinho da tarde não fazem diferença no seu orçamento, certo? Errado! Algumas pessoas acabam ignorando os pequenos gastos do dia-a-dia sem perceber que, muitas vezes, eles são os principais vilões do orçamento.
10. Se apegue a um objetivo de cada vez e se anime!
Escolha um objeto do desejo, algo que você queira muito. Pode ser um sofá novo, um aparelho eletrônico, uma viagem. Calcule o quanto vai custar e trace um objetivo realista, como economizar por seis ou doze meses até conseguir.
Para se motivar, espalhe fotos e propagandas do seu item de desejo por todo lado (no trabalho, em casa, dentro da carteira). Sempre que pensar em comprar alguma coisa, pergunte-se se você quer aquilo tanto quanto quer seu grande objetivo, aquele para o qual está economizando.
Abaixo você pode conferir mais algumas dicas de como administrar o seu dinheiro: