É um método de encadernação criado em meados dos anos 80, similar à Japonesa que deixa a costura exposta. Foi inventado por uma encadernadora belga, Anne Goy. Ela procurava uma versão diferente da tradicional encadernação japonesa, queria que o livro pudesse ser aberto a 180º (o que não acontece na japonesa) mas tivesse o aspecto artesanal Japones, ela chama-lhe “crisscross binding”, saiba mais.
A capa é feita separadamente: capa, contracapa e lombada. São feitos vários orifícios nas três peças e depois unidos por linhas que também passam pelo miolo segurando-o á capa, criando assim um padrão diferente e interessante.
A encadernação belga deve ser feita com orifícios de capa e cadernos sempre em números pares.
Confira abaixo o passo a passo de como fazer uma encadernação belga:
MIOLO
Corte as folhas de papel para o miolo. O meu miolo tem oito cadernos e mede 16cm x 16cm. Cada caderno tem 6 folhas.
Depois de dobrar as folhas, colocar o miolo na prensa para um melhor acabamento.
CAPAS E LOMBO
As capas deverão ter 1cm a mais que o miolo no comprimento e 0.5cm a mais na largura, ou seja, no meu caso a capa medirá 16,5cm x 17cm.
Corte o papelão para o lombo com altura cerca de 0,7cm maior que a altura do miolo. Forre no material que desejar.
PERFURAÇÃO
A encadernação belga é quadrada, ou seja, o espaço entre os orifícios será o mesmo que entre os orifícios e o lombo. No meu caso 2,5cm.
SERROTANDO O MIOLO
Com um lápis faça as marcações para serrotando o miolo, usando como referência o gabarito e a disposições dos orifícios das capas.
COSTURA DAS CAPAS
Pegue um pedaço de fio encerado – costumo utilizar 1,5m. Cole a ponta final do fio com fita adesiva no lado interno da capa. Atravesse o fio de dentro para fora, cruze-o por cima do lombo, cruze-o novamente por fora da segunda capa e entre através do orifício.
Faça o caminho contrário até entrar novamente no orifício inicial. Virei as capas para melhor visualização. Saindo novamente do orifício inicial, passe por baixo do lombo e entre no primeiro orifício da primeira capa. Parece complicado, mas não é, não.
Esse vai e vem é que dará o charme da costura. Virando as capas novamente, dê uma laçada para deixar a costura mais firme. Passe para o segundo orifício.
Os cruzamentos serão exatamente iguais. Você verá que é a repetição do passo anterior, inclusive a laçada. A laçada final é fundamental! Passe um pouquinho de cola branca tanto na primeira laçada quanto na última.
O aspecto da costura depois de finalizada é ótimo.
COLOCAÇÃO DO MIOLO
O miolo é costurado às capas de forma totalmente diferente do que estamos habituados.
Passe a linha 10 encerada no primeiro serrotado do último caderno, de fora para dentro. Deixe 10 cm de linha para a laçada.
Passe a linha de dentro para fora no segundo serrotado e, para fixar o caderno à capa, passe a linha pelos terceiro e quarto cruzamentos da costura do lombo entrando novamente pelo terceiro serrotado do caderno. E assim sucessivamente até o último serrotado.
No último serrotado a linha sairá pelo lado de fora. Anexe o segundo caderno entrando com essa linha de dentro para fora. No final da costura do segundo caderno, dê duas laçadas para ligar o segundo caderno ao primeiro. A sequência é exatamente igual. Repita os mesmos passos até o último caderno.
Abaixo você pode ver resultado final:
Parabéns, foi um ótimo conteúdo,já estou praticando!!